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Entenda o que significa mensagem de inclusão no Cadastro Positivo

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Consumidores brasileiros já começaram a ser avisados por e-mail, SMS ou até carta sobre a criação de seu cadastro positivo. Como a abertura do cadastro é automática, ou seja, o cliente não precisa autorizar o envio dos dados, é possível que muitos se surpreendam ao receber a mensagem.

O e-mail informa: "O seu Cadastro Positivo foi aberto nos birôs Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil. Mais detalhes: brasilnopositivo.com.br".

O cadastro positivo é um registro que leva em conta o pagamento de contas em dia, indicando se determinado consumidor é ou não um bom pagador. É o oposto do cadastro negativo, que lista quem está com o nome sujo, ou seja, com dívidas em aberto.

Apesar de o consumidor não precisar dar autorização, ele deve ser avisado individualmente quando seu nome for incluído no cadastro positivo. Quem não quiser fazer parte, precisa procurar uma das quatro gestoras (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil) e pedir para seu nome ser excluído. Mais informações podem ser vistas no site da ANBC.

De acordo com o presidente da ANBC, Elias Sfeir, a estimativa é que 120 milhões sejam incluídos no cadastro positivo na primeira fase, que começou no mês passado.

As quatro gestoras citadas começaram a receber informações dos cinco maiores bancos do país e de cerca de cem instituições financeiras sobre o histórico de pagamento dos seus clientes. Sfeir explica que as informações ainda não foram incluídas no cadastro: "Ao ser informado, o consumidor terá 30 dias para se manifestar. Só depois desse prazo é que os birôs de crédito incluirão as informações e, que, portanto, o cadastro positivo será aberto".

O mercado só poderá acessar as informações sobre os consumidores 60 dias após as gestoras receberem o histórico de pagamentos. Ou seja, os primeiros inscritos poderão ter seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020.

Fonte: Olhar Digital - 20/12/2019

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