Área Restrita

Área Restrita para acesso dos nossos clientes.


Acesso ao Webmail

área restrita   |   webmail

Empreendedor: 3 passos simples para precificar um produto

Cotações e Índices

Moedas - 18/02/2020 09:18:04
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 4,343
  • 4,344
  • Paralelo
  • 4,260
  • 4,540
  • Turismo
  • 4,320
  • 4,580
  • Euro
  • 4,699
  • 4,702
  • Iene
  • 0,040
  • 0,040
  • Franco
  • 4,425
  • 4,428
  • Libra
  • 5,661
  • 5,664
  • Ouro
  • 219,400
  •  
Mensal - 03/12/2019
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • -0,05
  • 0,04
  • Ipc/Fipe
  • -
  • 0,16
  • Ipc/Fgv
  • -
  • -0,09
  • Igp-m/Fgv
  • -0,01
  • 0,68
  • Igp-di/Fgv
  • 0,50
  • 0,55
  • Selic
  • 0,46
  • 0,48
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,59
  • 0,59
  • TR
  • -
  • -

Obrigações Tributárias do Dia

  • 20/Fevereiro/2020
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
  • COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
  • INSS | Previdência Social.
  • EFD - Contribuintes do IPI | Distrito Federal.
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação – PMCMV.
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação - RET.
  • Simples Nacional.
O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular

Uma das maiores dificuldades de Empreendedores é na hora de por preços nos próprios produtos. Se o preço for alto ninguém vai comprar, mas se for lá para baixo, terá um prejuízo muito grande e é capaz que seja obrigado a fechar as portas.

Para evitar esses problemas, conheça três passos para precificar de forma simples e correta.

1º Faça uma lista com seus concorrentes

É preciso escrever o nome de pelo menos três concorrentes e o preço do produto deles que compete diretamente. Nessa lista, é importante entender quais produtos são melhores ou piores. Caso não tenha essa resposta, é importante pesquisar. 

2º Organize uma tabela e dê uma nota para eles

Nesse passo, é preciso montar uma tabela com o nome da loja, o preço do produto relativo a uma mesma quantidade comum (se é unidade deve ser o mesmo preço por unidade, se for peso, deve ser o mesmo preço/peso escolhido) e uma nota de 0 a 10 com base na qualidade. 

Para distribuir a nota, é importante ser crítico e bom senso: leve em consideração a qualidade do produto, se é inovador, etc.

Confira como deve ficar:

Nome loja Preço do produto Nota
Padaria A R$ 45,00 9
Padaria B R$ 40,00 8
Padaria C R$ 30,00 6
Padaria D R$ 20,00 5

 

 

 

 

 

3º Calcule quanto custa o seu produto

Para fazer isso, liste todos os ingredientes de uma receita, calcule o preço total e divida pela quantidade de unidades que rende. Se for por peso, por exemplo, é importante pegar o custo total, dividir pelo peso total da receita.

Mas atenção: se você faz um pão para vender, deve calcular o preço de cada ingrediente proporcional a quanto vai na receita. Ou seja, se a caixa de meia dúzia de ovos custa seis reais, cada ovo que vai na receita é um real. Lembre-se: todos os ingredientes importam!

Nessa conta, também é importante levar em consideração o trabalho para fazê-lo. Para ajudar, calcule o custo de cada pessoa envolvida proporcional ao tempo que cada uma gasta para preparar o pão. 

Uma vez calculado o custo, é hora de compará-lo com a média de preço entre os concorrentes com as melhores e piores notas.

Seguindo o exemplo:

Nome loja Preço do produto Nota
Padaria A R$ 4,00 9
Padaria B R$ 3,50 8
Padaria C R$ 2,00 6
Padaria D R$ 1,50 5

 

 

 

 

 

Nessa escala, o pão pode ser uma nota sete: é gostoso, mas a sua aparência não é tão bonita quanto a dos concorrentes.

Já para calcular o custo de cada um, é preciso somar o valor dos ingredientes, que dá R$ 1,00, com o tempo de preparo, que é simples e rende várias unidades, o que resulta em uns R$ 1,50 por pão.

Dessa forma, um preço de R$ 3,00 por pão é uma boa opção: há lucro e o valor está condizente com a escala de qualidade e preço dos concorrentes.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/ - 02/09/2019

Site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Escritório Contábil Atual  |  Rua Doutor Campos, 241, Centro - Cerquilho SP  |  Fone 15. 3284 1766  |  Fax 3284 3323